Sobre

Mortalha Cult © - 2026 


O Mortalha atualmente consiste em um projeto artístico. A ideia inicial - em meados de 2014 - era escrever creepypastas, na época mais conhecidas como lendas urbanas, sem muito compromisso a não ser dar vazão à imaginação através da escrita fictícia. Com o passar do tempo o projeto foi progredindo, ganhando um canal no youtube  intitulado Mortalha Takes, deixando de ser atualizado gradativamente pela falta de tempo e apoio.

O Mortalha Cult trás uma nova proposta, mantendo o foco na arte, principalmente obras voltadas ao gênero de terror, trazendo conteúdos como análises cinematográficas e literárias, tal como abordando assuntos referente à cultura geek e a subcultura gótica, música e poesia, dentre outros temas em um aspecto mais interativo.


Por que o nome Mortalha?

O nome é proveniente da correlação entre significados, primeiramente uma lenda urbana bastante popular no nordeste - a lenda da rasga-mortalha - resumidamente, contavam que o canto da ave era um sinal de mau agouro, em contraposição à mitologia grega, onde a coruja era vista como um símbolo de sabedoria, se tratando de escrita e terror, o útil foi juntado ao agrável, ainda associando a ideia da mortalha - véu que envolve os mortos - em uma referência ao antigo egito e a sua mitologia, uma sabedoria arcaica que vai além da morte.

Não em um sentido negativo, porém reflexivo - tal como o memento mori - aceitar que somos mortais e valorizar a vida. Por fim, como boa parte dos textos são escritos durante a noite, devido a calmaria e, por vezes, a falta de sono, pelo fato da coruja ser uma ave noturna, assim o projeto foi intitulado.

Post a Comment